terça-feira, 21 de outubro de 2014

Festival do Rio 2014



O Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro é um dos eventos culturais mais 
importantes da cidade, atraindo pessoas cultas, que realmente gostam de cinema e respeitam a sétima arte. Esse ano aconteceu do dia 24 de setembro ao dia 08 de outubro, contando com a presença de diretores, produtores e atores de várias partes do mundo, como de costume. Esse ano a novidade,foi que o Odeon BR, localizado na Cinelândia, um dos cinemas mais tradicionais do Rio e que era palco das grandes premieres do festival, fechou suas portas em meados do ano, devido a "falta de investimento". Portanto, todos os grandes eventos do festival foram transferidos para o cinépolis lagoon, cuja localização é no meio do nada, entre os bairros da Lagoa e do Leblon, que conta também com um dos estacionamentos mais caros que já tive que pagar na vida. Cidade Maravilhosa, fazer o quê?! Vamos aos filmes:



JAME BROWN - Drama que fala sofre a vida do rei do soul, desde sua infancia triste, onde foi abandonado pela mãe e posteriormente pelo pai também, a chegada da fama, seus casamentos, a perda de um filho, o declínio e o surgimento da lenda. O protagonista é interpretado pelo desconhecido Chadwick Boseman e o elenco conta também com Viola Davis, Octavia Spencer e Nelsan Ellis.












WHIPLASH - Esse drama sobre musica, conta a história de um estudante de musica, que sonha em se tornar um dos maiores bateristas de todos os tempos. O rapaz no entanto, precisa aprender a lidar com um professor severo e em muitos momentos injusto, para ser aceito na turma avançada de sua escola de musica, para estar apto a participar de festivais de musicas entre escolas. 
Filme realmente muito bom, sendo inclusive aplaudido no final da sessão. No elenco, Miles Teller e J.K Simmons impecáveis em seus personagens.









GOD HELP THE GIRL -  Musical de excelente qualidade, onde suas cançoes são interpretadas por seus protagonistas e escritas pelo diretor estreante e sempre excelente Stuart Murdoch, lider do Belle e Sebastian. O filme conta a historia de um menina que sofre de depressão e encontra refúgio em suas musicas. Um dia, em uma de suas fugas da instituiçao onde está internada, encontra um rapaz que partilha da mesma paixão pela musica e os dois então resolvem formar uma 
banda, com a ajuda de mais uma amiga. Dentre os protagonistas está Emily Browning, que surpreendeu como uma excelente cantora e Stuart que começou muito bem sua carreira assumindo a direção.







O JUIZ - Drama que já estreiou em cadeia nacional, que fala sobre o assassinato de um rapaz em uma pequena cidade em que o principal suspeito é o juiz local. A história que é mais um drama de relacionamento entre pai e filho, que precisam se encontrar emocionalmente. O drama conta que excelentes atuações (como sempre) de Robert Downey Jr, Robert Duvall, Vera Farmiga, Vincent 
D'Onofrio e Billy Bob Thorton.











HOMENS, MULHERES E FILHOS - Drama que fala sobre a evolução dos relacionamentos após o avanço da tecnologia. O filme nos mostra como tudo mudou após a chegada dos smartphones e das redes sociais, como as conversas se tornaram frias e impessoais. No elenco, Jennifer Garner, Adam Sandler, Judy Greer, Dean Norris e Ansen Elgort (que ficou famoso como o Augustus Waters de A Culpa é das Estrelas).








BURYING THE EX - Terror que fala sobre um rapaz tímido, controlado pela namorada dominadora, mas que não tem coragem de terminar. Um dia promete à garota que ficarão juntos para sempre, porém após varias brigas ele resolve que vai terminar tudo. Mas antes de conseguir fazer isso, ele morre e ele começa a se sentir culpado. Após varios meses, quando já está começando a se 
interessar por outra menina, que dessa vez é gentil e tem tudo a ver com ele, a ex levanta do tumulo e volta para casa. A partir daí todo o tipo de loucura acontece, pois o rapz precisa esconder da atual que a ex, que agora é uma espécie de zumbi está de volta e morando com ele. 
Terror trash muito divertido, dirigido por Joe Dante, com ótima atuaçoes de Anton Yelchin, Ashley Greene e Alexandra Daddario.







O AMOR É ESTRANHO - Drama que narra a história de um casal gay de meia idade, que se casa após 40 anos de relacionamento. Porém após o casamento, passam por uma crise financeira e são obrigados a viverem separados e morando de favor na casa de parentes. O filme mostra que na hora de festejar e visitar todos estão próximos e unidos, no entanto na hora das dificuldades, quando o significado de família é posto a prova, a coisa é bem diferente. O casal é interpretado de forma magestosa por Alfred Molina e John Lithgow. Filme muito sensível e 
tocante, chegando a ser triste em alguns momentos, pois muitas familias são assim hoje em dia.





MUITO ALÉM DAS PATRICINHAS DE BEVERLY HILLS - Documentário narrado pela estrela teen dos anos 90 Fairuza Balk, que fala sobre a febre dos filmes de high school naquela epoca, que abordavam vários temas e elevaram varios jovens ao estrelato. Esse é um daqueles filmes que só será verdadeiramente apreciado por aqueles que fizeram parte dessa epoca como adolescentes, pois ouvi opiniões na saida do cinema de pessoas mais velhas que não gostaram e que preferiam que tivessem abordado os anos 80. Um filme muito interessante, mas que provavelmente passará despercebido até para downloads.



A HARD DAY'S NIGHT - Mais conhecido no Brasil como Os Reis do Iê-Iê-Iê, o filme da década de 60, popular até hoje, acompanha os quatro rapazes mais famosos de Liverpool durante sua turnê do albúm A Hard Day's Night em 1964. Porém como foi gravado como um longa metragem, o filme 
conta um roteiro simples onde os rapazes aprontam várias para cima de seu empresário e produtor. Outro integrante da turnê é o avô de Pauly (Paul McCartney) que arruma várias confusões, duas delas inclusive envolvendo o Ringo. Filme leve e divertido, que servia como mais uma forma de explorar a popularidade do quarteto. 


O DESAPARECIMENTO DE ELEANOR RIGBY: THEM - Drama narrado sobre a perspectiva do casal Conor e Eleanor, que passam por uma crise no seu casamento após a perda de um filho. Eleanor acha que sua vida acabou após o incidente, já Conor consegue continuar vivendo, mesmo com a tristeza em seu coração. Esse filme possui 3 versões, cada uma contada sob uma perspectiva diferente, uma por Conor, uma por Eleanor e a terceira, que é esta, pelo casal. Roteiro simples, que foca muito mais nos sentimentos de seus personagens, no que nas açoes tomadas por eles. Poderia facilmente ser confundido como um filme de Richard Linklater, pela simplicidade e foco nos relacionamentos. No elenco os sempre ótimos Jessica Chastain, James McAvoy, Viola Davis, William Hurt e Isabella Hupert.

Nenhum comentário:

Postar um comentário