quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Smashed (Festival do Rio)

Smashed foi o ultimo longa de uma maratona peregrinativa pelos cinemas da zona sul carioca, por causa do Festival do Rio 2012. O primeiro, que divulguei outro dia, foi Savages, no Roxy, em seguida foi a vez de Argo, no São Luiz e para encerrar, foi Smashed, no Leblon. Smashed é um filme independente que venceu o Premio do juri de produção independente no Festival de Sundance 2012. O longa possui uma historia bem simples; Kate é professora de uma escola primária, que possui problemas com alcolismo e seu marido Charlie, tem o mesmo problema. Um dia enquanto dava aula para as crianças de sua sala, ela passa mal e uma dessas crianças pergunta se ela esta gravida. Na falta de alternativas e tentando se esquivar o mais rapido possivel da situação, ela responde que sim e isso logo chega no ouvido da diretora, que começa a dar conselhos para a moça achando que ela esta realmente gravida. Sua vida com o marido, envolve sempre alguns copos de cerveja, isso quando não há algo mais pesado no meio. Em uma dessas noites, quando ela deixa o bar, resolve dar carona a uma mulher que está sentada na entrada e também está bebada. Porém o que ela não imaginava era que essa mulher era viciada em crack e a faz experimentar, o que a leva a passar a noite na rua, acordando completamente desnorteada e apavorada com a situação. Por conta de suas mentiras, um dos colegas começa a dar aula em seu lugar, e é quando ela se sente culpada e acaba contando a verdade. Ele então lhe aconselha a pedir ajuda especializada de um grupo. No entanto ao fazer parte do grupo e começar seu periodo de abstinência, ela vê que todos a sua volta bebem muito. A começar por seu marido, o que torna tudo muito mais dificil. O longa, como disse anteriormente é muito simples, curtinho e muito simpatico. Apesar do tema serio, a historia é contada de forma bem humorada sem parecer um dramalhão o tempo todo. Destaque para a ótima atuação da protagonista Mary Elizabeth Winstead, que anteriormente tinha sido vista em trabalhos como A Coisa (preludio de O Enigma do Outro Mundo), Duro de Matar 4.0 e Premonição 3, e seu marido, Charlie, vivido pelo  sempre excelente e premiado Aaron Paul, de Breaking Bad. Nao acredito que esse longa entre logo no circuito de cinemas cariocas, e se entrar, com certeza estará somente pela zona sul. Infelizmente essas coisas acontecem com frequencia no Rio de Janeiro, deixando os espectadores da zona norte a mercê de filmes blockbusters e dublados (ultima tendencia dos cinemas da zona norte). Quem tiver a oportunidade de assisit-lo no festival, aproveite, pois vale a pena, ainda tem algumas sessões antes do encerramento no dia 11.

3 comentários:

  1. Uma grata surpresa!

    Apesar de já me simpatizar com os dois artistas principais do filme (Winstead, que de fato, arrebenta e tem tudo para ser uma atriz premiada no futuro, e Aaron Paul, de quem sou um imenso fã por seu excelente trabalho como Jessie, o ex-viciado bonzinho e humano em Breaking Bad), SMASHED possui uma sinceridade gradativo com o espectador, que mesmo diante de uma história simples e curta, consegue se envolver de verdade com o drama de Kate!

    E ainda oferece um final bonito de se ver.

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Que a interpretação da Mary é incrível; Que se estrear só deve passar na Zona Sul, e; Que na Zona Norte só dá filme dublado hoje em dia! Agora, verdades à parte, o filme é gostoso de se ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o filme é simples e ao mesmo tempo ótimo. Prova de que não é preciso efeitos especiais ou grandes nomes para um fime ser bom.

      Excluir