quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Extermínio (DVD)

Outro dia, estava eu sentada no sofá, aguardando o inicio de The Big Bang Theory na Warner e comecei a zapear no controle da TV por algo que me ocupasse durante uns 15 minutos e eis que estava passando no Megapix (se não me engano) o filme Extermínio 2, que acabou por ganhar minha atenção. No entanto, preferi não assistir, vai que estava no final e eu iria estragar tudo assistindo. E se o filme fosse bom e eu tivesse vontade de assistir em uma outra ocasião? Bom, fiz isso, não assisti e fiquei com uma enorme curiosidade de saber o que aconteceria depois. Porém, para assistir o 2, precisava assistir o primeiro. Então resolvi tomar vergonha na cara e assistir os dois. Portanto, começando pelo primeiro, que foi escrito e dirigido pelo diretor premiado Danny Boyle e tem no seu elenco Cillian Murphy e Naomie Harris como protagonistas. A história é simples, tudo começa 28 dias após um grupo de hambientalistas libertar alguns macacos, que estavam trancados em jaulas, em um laboratório e infectados com um virús da raiva, que de acordo com um medico que estava no local, era altamente contagioso se contraído por humanos. Em seguida corta para um leito de hospital, onde estava Jim (Murphy) um dos ultimos sobreviventes de um virús que tomou conta da Grã-Bretanha. A partir dai, acompanhamos o personagem em sua luta por sobrevivencia em um local devastado e habitado por pessoa infectadas que só pensam em matar e morder umas as outras. Em busca de respostas e outros sobreviventes, Jim encontra Selena e juntos os dois cruzam Londres até encontrar um homem e sua filha adolescente. Eles entao se juntam e resolvem ir até Manchester em busca de um bloqueio militar, de onde supostamente foi enviada uma mensagem dizendo que lá havia abrigo e segurança. Porém não foi só isso que eles encontraram. 

O filme trata muito bem dessa questão de "infectados", se importando em não tratá-los em momento algum como "zumbis". Até porque se pararmos para analisar a diferença entre estes e outros classicos zumbis, notaremos que estes se tranformam após 20 segundos de contaminação, são rápidos, espertos e sua caracteristica mais marcante na aparência, são os olhos vermelhos. A direção de Boyle, dá um ar diferente ao longa, menos depressivo em alguns momentos. tão tenso como deveria ser em situações de perigo e que em vários momentos nos faz esquecer da situação em que eles estão, dando aos personagens (e a nós espectadores) uma sensação de esperança no final das contas. Além de tudo, o protagonista é interpretado pelo sempre ótimo Cillian Murphy, que devido a sua sempre competente atuação, nos faz crer em seu personagem, que começa como um cara completamente inocente, mas que tem de se adaptar a violência para sobreviver e ajudar seus amigos. Ótimo filme, deveria passar mais vezes na TV.

Um comentário:

  1. Eu sempre gostei desse filme e sempre o considerei muito subestimado, ainda mais por se tratar de uma história que não fica no "lugar comum": aqui, não é o batido confronto com zumbis, mas sim, a luta pela sobrevivência dos que ainda NÃO FORAM contaminados. E, em volta disso, acompanhamos a trajetória desesperada e agoniante dos protagonistas.

    Cilliam Murphy sempre foi um ator competente (e TAMBÉM subestimado!!!) e é através do personagem dele que o espectador vai se envolvendo na trama! A direção de Boyle contribui com o ritmo acelerado e a dinâmica enérgica que Extermínio passa... e diferente também dos blockbusters americanos, o desfecho desse filme torna tudo mais realista e cru; como na realidade seria!

    Gosto demais, pena que o segundo é um amontoado de clichês e sem mais originalidade alguma.

    ResponderExcluir