segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O Cavaleiro das Trevas Ressurge (Cinema)

Demorei um pouco mais do que eu gostaria para escrever esta resenha. Afinal este é um dos melhores filmes do ano. E não estou sendo exagerada! Sério mesmo! Esse é o filme que fecha o arco do homem morcego sob a visão do diretor Christopher Nolan (que aliás é sensacional, tenho todos os filmes dele e adoro todos). Se algumas pessoas cogitaram a ideia de haver mais um filme da franquia, pode esquecer, pois o diretor já avisou, que sua visão termina neste filme, nele ele contou tudo o que tinha de contar sobre a saga de Bruce Wayne. O proximo longa (sim, haverá um proximo longa), agendado para 2015, com um novo diretor e protagonista, já foi anunciado como sendo um reboot e será filmado como apresentação do novo perfil do personagem para inclui-lo no já anunciado filme da Liga da Justiça. Mas isso são aguas futuras, vamos focar neste ultimo longa, onde Nolan nos conta como continuaram os fatos iniciados em Cavaleiro das Trevas, o aparecimento do vilão Bane (que é tão perigoso quanto o Coringa), o surgimento de Selina Kyle, uma ladra que não se sabe de que lado está e acima de tudo, finaliza a saga do homem-morcego em Gotham City. Novos personagens foram introduzidos, como o policial Blake, Selina Kyle, Miranda Tate e o vilão Bane. Nolan soube como balancear toda a ação dos longas anteriores juntamente com uma história comovente, pois podemos ver o quanto um ser humano pode se doar por conta do que acha que é o certo. Novamente visitando seus ideiais que nos foram apresentados no primeiro longa, Bruce Wayne nos mostra como Batman se torna um simbolo de esperança aos cidadãos de Gotham, que em determinado momento achavam que tudo estava perdido, até verem o primeiro sinal do aparecimento do homem morcego. O Cavaleiro das Trevas Ressurge fecha com maestria uma trilogia que se deu inicio em 2005, com o igualmente genial Batman Begins, filme que revitalizou e eternizou de uma vez por todas esse que é um dos herois mais emblemático dos quadrinnhos, afinal ele não tem nenhum super poder, conta somente com sua inteligencia e coragem e Cavaleiro das Trevas de 2008. 
O elenco afiadíssimo e merece muitos elogios. Meritos para o magnífico Christian Bale (adoro ele, podem dizer o que quiser, ele é sensacional), que depois daquele Batman /Bruce Wayne de quinta categoria do George Clooney (não me entendam mal, gosto do Georgie, mas como Bruce ele foi um fiasco) conseguiiu reerguer a honra do playboy bonitão e guardião mascarado. Palmas também para o Michael Caine e o Gary Oldman, que renovaram o visual de "velhinhos" marcados por Michael Gough e Pat Hingle, nos quatro filmes anteriores. Gostei muito do restante do elenco escolhido pelo Nolan para esse longa, Joseph-Gordon Lewitt como o policial destemido Blake ficou excepcional (gosto dele desde 3rd rock from the sun, então sou suspeita para falar), Anne Hathaway calou muita boca por ai com sua Selina Kyle de visual renovado como Mulher Gato, Morgan Freeman com Lucius Fox desde o primeiro filme... ah vai, ele é Morgan Freeman, Marion Cottilard dispensa elogios né, ela está sempre ótima e por ultimo, o vilão, Tom Hardy está simplesmente magnífico e irreconhecivel como Bane, palmas para ele! Bom, infelizmente a respeito desse filme não posso falar muito, senão estrago as muitas surpresas que estão escondidas dentro das 2hs e 45min de filme (sim, ele é longo e curto ao mesmo tempo). Mas uma coisa posso dizer, assista o filme, vá ao cinema 1, 2, 3 vezes, pois vale a pena. Mais uma obra prima do sempre magnânimo Senhor Nolan! :D

Um comentário:

  1. Gostei de tudo o que vc descreveu e enalteceu sobre essa última obra do Homem Morcego, mas posos resumir em duas simples palavras: OBRA-PRIMA.

    Nolan é um dos Deuses do Cinema e sabe muito bem criar o casamento PERFEITO entre Bockbuster e Filme de Arte!!!

    Bjs

    ResponderExcluir