quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Um Dia (Festival do Rio)

Esse definitivamente era o filme que eu mais esperava no festival. Escrevi sobre ele, na minha coluna Vem por aí, há alguns meses. Na verdade, gostei tanto da sinopse, que só criei a coluna por causa dele, rss. Vamos lá, a história é a seguinte: Depois de um dia juntos; 15 de julho de 1988, em sua formatura da faculdade, Emma Morley (Anne Hathaway) e Dexter Mayhew (Jim Sturgess) começam uma amizade que duraria toda a vida. Ela é uma menina da classe trabalhadora no inicio e que tem a ambição de tornar o mundo um lugar melhor. Ele é um sedutor rico que sonha que o mundo será seu playground. Para as próximas duas décadas, os principais momentos de sua relação são vividos em vários dias 15 de Julho. Juntos e separados, vemos Dex e Em no meio de sua amizade e de brigas, com esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. Em algum lugar ao longo de sua jornada, estas duas pessoas percebem que o que eles estão buscando e esperando esteve lá para eles o tempo todo. Como o verdadeiro significado do que aquele dia em 1988 significou, eles chegam a um acordo com a natureza do amor e da própria vida. O filme é baseado no best seller de David Nicholls. A sessão que eu assisti, estava lotaaada, nem consegui um bom lugar. Quando estreiar no circuito normal, com certeza vou assistir novamente. Anne Hathaway foi criticada por nao conseguir fazer um bom sotaque britânico. Como não sou especialista em sotaques e nem britanica, não foi algo impactante para mim, na hora de assistir ao filme. Jim Sturgess, como já disse vaaarias vezes, é subvalorizado por Hollywood, talvez por ser britânico, nao sei. Acho ele um excelente ator, que merece muito mais destaque do que tem atualmente. O filme não foi um grande sucesso de publico la nos EUA, porem ainda não estreiou em mais lugar nenhum, portanto, não pode ser considerado fracasso também. Gostei muito do filme, é uma história muito bonita, que vale a pena ser assistida. Infelizmente, o longa ainda não tem data para estreiar no circuito normal e o festival já acabou :(   Recomendado!

Um comentário:

  1. O filme é MUITO BONITO!!! Com um dos finais mais impactantes para um romance que, de certa forma, começa até "leve".

    Eu confesso que como eu estava meio sensível na época - ainda estou, rs - eu fiquei bem emocionado!!! Mas é uma história tocante mesmo, e até realista em vários momentos.

    Tb não percebi esse "problema" no sotaque de Anne Hathaway, ela até que estava direitinha no filme, me convenceu de verdade... e admito também que foi pra mim, um dos melhores desempenhos do realmente subvalorizado Jim Sturgess - um ótimo jovem ator -, que consegue passar todos os sentimentos de seu personagem, seja nos momentos mais divertidos, nos mais destrutivos e nos mais amorosos.

    A sala estava mesmo LOTADA, tivemos que ver o filme o tempo todo com o pescoço virado pra esquerda, rs... e aí muitas cenas pra mim ficaram fora de perspectiva (pq eu ainda tava mais no canto!) e, por isso, também gostaria de rever "Um Dia" quando for lançado no circuito aberto, enxergando melhor dessa vez.

    PS: Não li o livro, que dizem também ser ainda mais bonito!

    ResponderExcluir