quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Planeta dos Macacos: A Origem

Atualmente o universo cinematográfico está na fase dos remakes, reboots e adaptações de livros e quadrinhos. Aquela velha história de que nada se cria, tudo se adapta ao momento, rss. Caso não conheça os termos, vamos la, Alfie - O Sedutor é um exemplo de remake, no original o protagonista foi interpretado por Michael Caine e no remake de 2006 por Jude Law. Harry Potter e Senhor dos Anéis são exemplos de adaptações de livros de sucesso absoluto. Capitão America, X-Men, Batman e tantos outros são adaptações de quadrinhos. Planeta dos Macacos: A Origem é o mais recente exemplo de um reboot, que nada mais é do que começar do zero uma franquia já existente. Um outro bom exemplo é Star Trek, que ganhou nova roupagem para a nova geração, afinal o original é da década de 60. Nessa nova versão do filme sobre os simios, o cara da vez é Cesar, macaco cuja a mãe teve o DNA modificado para testar uma cura para o Alzheimer e como já podemos imaginar, nem tudo sai como o esperado. Após a morte de sua mãe, Cesar é criado pelo Dr. Will, interpretado pelo sempre sensacional James Franco, e por seu pai, vivido por John Lithgow, que possui Alzheimer. Apos alguns incidentes com o vizinho marrento, Cesar é levado pelo controle de animais e trancafiado juntamente com outros macacos. Porém Cesar possui inteligência muito superior a de outros macacos e até a de muitos homens e obviamente após algum tempo começa a planejar sua fuga do local e diga-se de passagem, em grande estilo. Os efeitos especiais do longa são perfeitos, a Weta Digital conseguiu uma façanha, não usar nenhum animal de verdade no longa, Cesar, por ser superior aos outros, percebemos que possui captura de movimentos de um ator de verdade, porém é algo muito sutil, pois o efeito é muito bom. Resumindo, o filme é otimo em todos os aspectos, desde o elenco principal, tirando freida Pinto, que não demonstrou o mesmo carisma que em Quem quer ser um milionario, mas dá para entender, pois aqui ela está contracenando com James Franco e John Lithgow. Cesar é interpretado maravilhosamente por Andy Serkis (como sempre, afinal ele fez o Gollum em Senhor dos Anéis e o King Kong). O filme é muito bom, recomendo, vale o ingresso e nem é 3D.

Um comentário:

  1. Cesar é O Cara... digo, é O Macaco!!! rs

    Obviamente que esse "Planeta dos Macacos - A Origem" atende como um ótimo Blockbuster e, ainda assim, não faz feio na condução de um roteiro até "sério" no que trata a evolução de um soro que implicaria no término do Mal de Alzheimer. O veterano John Lithgow é ótimo inclusive ao mostrar a oscilação entre a lucidez e o esquecimento típico da síndrome.

    Dentro do que poderíamos esperar de efeitos especiais, o filme é excelente, dentro do roteiro, aqueles clichês pasteurizados que já estamos acostumados e que, infelizmente, em alguns momentos tornam-se previsíveis... mas quando Cesar está em cena e a trama focando sua condução, o filme dispara! E muito deve-se ao trabalho GESTUAL (incrível!) e INTERPRETATIVO (estupendo!) do artista Andy Serkins, que ao vê-lo em "De Repente 30", com Jennifer Garner e Mark Ruffalo, quase ninguém imagina que o competente ator seja tão MAGNÍFICO na composição de personagens tão atípicos!

    E o final quando os macacos se revoltam, invadem a cidade e cruzam a ponte de São Francisco, fica claro que eles só querem a liberdade... e são os humanos que, mais uma vez, mostram todo o seu repúdio.

    PS: Andy Serkins merecia um prêmio especial fácil!!!

    ResponderExcluir