segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Duelo de Titãs

Me senti nostalgica semana passada, assistindo esse filme, Duelo de Titãs, devia ter uns 10 anos que não o assistia. Ele foi lançado em 2000, mas lembro de não ter visto no cinema, apesar de ter conseguido o ingresso em uma promoção. No final da contas, acabei alugando-o quando saiu em video e gravando para poder assistir quando quisesse. Devo ter assistido muito mais de 10 vezes,10 anos atras. A história é baseada em fatos reais ocorridos na cidade de Alexandria, na Virginia, em 1971, quando um técnico negro é convocado pelo conselho estudantil, para comandar o time de futebol americano da cidade, os Titãs. O problema é que a maior parte dos brancos da cidade, eram racistas e o tecnico acaba não sendo bem aceito. Naquela éposa e naquele lugar, trocar um tecnico branco por um negro, era um absudo. Porem, a tarefa do tecnico Boone, não era nada facil, pois acima de tudo ele foi contrato para que houvesse uma boa integração entre os jogadores brancos e os novos jogadores, negros. No ínicio, tudo é muito dificil, mas com o tempo, os garotos começam a se entender melhor. Uma das coisas que o filme mostra de mais legal é o quanto um racista pode mudar se estiver disposto a isso. Que é o caso de Gary, capitão do time, que mais tarde se torna o melhor amigo de Julius, um negro. O filme mostra desde de relacionamentos familiares,, ate a integração de pessoas completamente diferentes, que conseguem vencer o preconceito e se tornarem amigos (e não digo somente os garotos, tem os treinadores, pessoas da vizinhança e ate as meninas, filhas de ambos os treinadores, que tem 9 anos). Outra caracteristica interessante do longa é a trilha sonora, que traz varios classicos dos anos 70 (vale a pena procurar, quem gosta das musicas daquela época). O filme é antigo, acho que o unico canal a cabo que o exibe é a TNT (mas posso estar errada), fora isso só baixando, porque aqui no Brasil, ele nunca foi lançado em DVD. O personaagem principal é interpretado pelo sempre otimo, Denzel Washington e seu co-treinador é Will Patton, dentre os rapazes, esta um desconhecido (na epoca) Ryan Gosling (de Drive), uma desconhecida e ainda criança Hayden Panettiere (de Heroes), alem de Kip Pardue (de Alta Velocidade) e Kate Bosworth (de Superman: o retorno). Vale muito a pena assistir, é uma historia muito bonita, que mostra que o preconceito pode ser vencido, alem de um elenco afiado.

Um comentário:

  1. Ele tem um clima bem Sessão da Tarde... daqueles que tratam de assuntos sérios, mas sem perder a leveza e o tom de final bonitinho e triunfante.

    Os dois protagonistas adultos são ótimos: Denzel e Patton fazem muito bem seus personagens, e o filme cumpre bem a sua proposta que é justamente criticar e romper esse tipo de racismo imbecil.

    ResponderExcluir