quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Capitão America - O Primeiro Vingador

Muitos torceram o nariz quando Chris Evans foi anunciado como o novo Steve Rogers, pois ele já havia interpretado um herói da Marvel em um outro longa, além do fato de que quase todos os seus personagens anteriores eram o "engraçadinho" da história. Para quem não se lembra o outro heroi interpretado por ele foi o Johnny Storm ou Tocha Humana nos 2 filmes do Quarteto Fantastico. Outro dia li que ele tinha assinado contrato para tres filmes do quarteto, porém ele mesmo comentou certa vez que muito provavelmente não haveria um terceiro longa, talvez devido a receptividade do segundo, quem sabe, bom, isso ele não iria falar claro (acho que isso só a Milla Jovovich faria, rss). Mas uma coisa é certa atualmente em relação a Marvel, ele assinou contrato para interpretar Steve Rogers/Capitão America em 6 filmes, incluindo esse que acabou de estreiar, ou seja, 3 do Capitão e 3 dos Vingadores. Mas falando do filme, achei o mais "real" da Marvel até agora, mais que o primeiro Homem de Ferro, que foi considerado ate então o mais serio. Capitão America além de tudo é ambientado em um tempo real, pois tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial. O vilão, o Caveira Vermelha ganhou vida com a otima atuação de Hugo Weaving, que conseguiu mostrar toda a loucura do personagem sem parecer caricato. Peggy Carter é interpretada por Hayley Atwell, boa atriz, mas sinceramente não conheço nenhum de seus trabalhos anteriores. Steve Rogers, como havia comentado antes, ganhou vida com Chris Evans, que aqui prova que pode sim ser bom um ator, sem precisar ser engraçadinho. Muita gente não conhece seus trabalhos mais serios como London, Tesouro Perdido e Sunshine, de Danny Boyle. A historia do primeiro vingador nos apresenta um programa especial do governo para criar um super soldado, mas para isso precisam escolher um homem que tenha seus proprios valores, não um bom soldado somente, alguem que não vá mudar depois de receber o soro, e por esse motivo o pequeno Steve é escolhido e se torna o Capitão America. Ele é o unico que pode lutar contra o Caveira Vermelha, vilão comandante da organização Hydra, que também tomou o soro, antes dele ser aprimorado. Esse foi o ultimo filme da Marvel antes do "filme evento" Os Vingadores, que irá reunir Tony Stark/Homem de Ferro, Clint Barton/Gavião Arqueiro, Natasha Romanoff/Viuva Negra, Thor, Bruce Banner/Hulk e Steve Rogers/Capitão America, alem de Nick Fury, diretor da S.H.I.E.L.D e do vilão Loki, irmão de Thor. Capitão América, como diz o subtitulo é o primeiro vingador e ganhou um otimo filme para dar o pontapé inicial a franquia, que vale a pena ser assistido no cinema.
Obs: Como todos os filmes do estudio Marvel, esse possui uma cena adicional apos os creditos, além de uma previa dos Vingadores, mostrando como sera o visual dos personagens (a cena ja esta no youtube, para quem perdeu).

Um comentário:

  1. Eu gostei mais que o Thor!!! E concordo que é o filme mais "sério" da Marvel, ambientado num cenário bem realista, numa época mais temerosa, cheia de conflitos éticos e políticos, e com um herói bastante carismático que é o Rogers. O filme é muito bom sim, mas ainda funciona mais como uma "PRÉVIA" para o filme "Os Vingadores"... que a Marvel está concentrando todas as forças, rs.

    Sobre o elenco, tb gostei muito, foram todos muito bem escolhidos! E eu fui um que não acreditava TANTO em Evans como o protagonista, mas ele demonstra aqui uma sobriedade que em seus trabalhos anteriores mais famosos, ele nunca demonstrou. Não está EXCELENTE como um Edward Norton ou tão PERFEITO como um Robert Downey Jr no personagem (afinal, Steve Rogers quando toma o soro, fica quase da mesma altura de Thor!), mas dentro do esperado, Chris Evans atuou de forma correta e direitinha.

    Ficou faltando apenas um tema-musical mais eloquente pro herói, já que quem estava assinando as músicas do filme era ninguém menos que Alan Silvestri - o craque que fez o tema de De Volta Para o Futuro e Forrest Gump!

    No geral, Capitão América é um ÓTIMO entretenimento.

    ResponderExcluir