terça-feira, 14 de junho de 2011

Namorados para Sempre

Assisti esse filme há tanto tempo, que nem acreditava que ainda entraria em cartaz no cinemas brasileiros. Mas levando em consideração que somos uma potência capitalista, nada mais justo do que estreiar um filme com o título de Namorados para sempre, exatamente no final de semana do dia dos namorados. Porém pelo que pude observar em relação a casais de amigos que gostam de ir ao cinema, a maioria foi ver Kung Fu Panda 2. O pior de tudo é que a distribuidora, vende o longa como um romance e ainda coloca uma foto insinuando um romance caliente, o que é um estratégia "tiro no pé", pois o filme não é nada disso, pelo contrário, é uma história triste, que acompanha o declínio do relacionamento dos personagens principais, apesar de a sinopse ser a de que casados há vários anos e com uma filha, Cindy (Michelle Williams) e Dean (Ryan Gosling) passam por um momento de crise, vendo o relacionamento ser contaminado por uma série de incertezas. Eles seguem em frente e tentam superar os problemas, se baseando no passado que fez com que se apaixonassem um pelo outro. Qunado assistido a sensação no final do filme é a de um filme deprê. O elenco é sensacional, Ryan Gosling se supera a cada papel e Michelle Williams mostra que deixou de ser aquela menininha de Dawson's Creek há muitos anos, sendo inclusive indicada ao Oscar por esse papel. O roteiro de Namorados para Sempre foi premiado em 2006 na competição do Chrysler Film Project. O prêmio foi de US$ 1 milhão, cortesia da Chrysler e da produtora Silverwood Films. O filme foi também o grande vencedor do Festival de Sundance de 2010. Apesar de eu ter dito anteriormente que da uma sensação deprê, isso não compromete a qualidade do longa, que é excelente, mostra que um relacionamento que é perfeito e mágico em um momento, pode cair nas armadilhas da vida e deixar de ser magico. Ele pode ser classificado como romance e drama, pois tem muito dos dois. Acho que o filme ganha muito com a edição, pois ele não é contado em ordem cronológica, o que nos faz ter uma percepção ainda maior de como o relacionamento deles mudou com o casamento. Acredito que a intenção do roteirista ao escrever essa história fosse exatamente mostra que quanto mais amadurecemos, mais problemas aparecem em nossa vida, fazendo com que mudemos nossas personalidades e nem sempre para a melhor. Vale muito a pena assistir, mas sem a mentalidade de ser somente um romance, pois quem cria expectativa, sai reclamando do cinema, porque o filme não foi aquilo que idealizou, então fica a dica.

Uma curiosidade: Esse filme seria rodado originalmente na primavera de 2008, mas o projeto foi adiado devido a morte de Heath Ledger. Os produtores e o diretor, em consideração à filha do ator, Matilda, e sua mãe Michelle Williams, preferiram dar um tempo a contratar outra atriz para o papel.

Um comentário:

  1. Ainda não vi o filme... mas onde tem Ryan Gosling, tem competência. =)

    O filme é vendido de forma toda equivocada mesmo!!! O que é uma pena, pois isso faz com que muitos espectadores criem expectativas erradas com a obra!

    ResponderExcluir