quinta-feira, 5 de maio de 2011

Um Estranho no Ninho

Assisti este filme já faz pelo menos 1 mês e estava devendo uma resenha sobre este que é uma pequena obra prima do diretor Milos Forman, lançado em 1976. A história é a seguinte, McMurphy é um preso da penitenciária local, que tem a idéia de se fingir de louco, para ir para um hospicio, ao invés de ficar na prisão, pois ele não queria trabalhar. O problema é que no sanatório, terá de lidar com uma realidade triste e dura, além de ter que encarar a enfermeira Mildred, que dificulta as coisas para ele. Porém a história não se trata só do convivio dele com os loucos que vivem naquele lugar, o filme procura nos mostrar de maneira, as vezes doce e as vezes real, do que aquelas pessoas enfrentam na tentativa de tentarem melhorar, pois conforme conhecemos um pouco mais de cada personagem, vemos que alguns deles, se internaram por conta própria, pois se achavam doentes.Jack Nicholson, que vive o personagem principal, nos mostra como um cara egoísta, consegue ser cativado pelos sonhos daquelas pessoas presas ali dentro e que ao contrario do que pensam, não têm chance de escapar. E ainda tem como disse anteriormente, a enfermeira que dificulta em tudo a vida dos internos, além de humilha-los em alguns momentos. Nicholson como sempre está excepcional como este personagem, tão bem que venceu o Oscar de Melhor ator naquele ano, assim como Louise Fletcher, que também mereceu a estatueta naquele ano, pela excelente interpretação como a enfermeira vilã. Além dos dois, Milos Forman venceu como melhor diretor e o longa como melhor filme. Uma coisa interessante de ser comentada, são o elenco, que na época não devia ser conhecido do grande publico ainda, mas dentre os internos tinha Christopher Lloyd (O Doc Brown do De volta para o futuro), Danny deVitto e Brad Dourif (O Grima Wormtongue, do Senhor dos Aneis). Um filme simples, feito há mais de 30 anos e muito melhor que muitos filmes produzidos atualmente. Recentemente ele foi remasterizado e relançado em DVD. Vale a pena conferir.

Um comentário:

  1. EU ADORO ESSE FILME!!!!!!!! Muito mesmo. Me emociona, me envolve e me faz refletir...

    O engraçado é que mesmo a gente sabendo que o Randall (personagem do sempre excepcional Nicholson) é um arruaceiro, bagunceiro e meio marginalizado, a gente se SIMPATIZA com ele e começa a GOSTAR de verdade dele, pq de forma gradativa, seu personagem vai melhorando. Como se ganhasse mais valores e virtudes! Como vc mesmo disse: ele era um egoísta sacana que vai aprendendo com os loucos, a dar mais valor às coisas e às pessoas. Não à toa, ele se apega ao rapaz! E gosta do índio!

    Um filme muito sensível que discute algumas coisas sobre como algumas pessoas são internadas como LOUCAS mesmo tendo apenas alguns problemas empocionais e não mentais! E o pior: o filme também mostra a CRUEL E PRIMITIVA maneira como eles "amansavam" os doentes mais problemáticos usando a medieval técnica do LOBOTOMISMO, que é a retirada de uma parte do cérebro que transforma qualquer um em PLANTA!

    Um filme que tinha tudo pra ser PESADO e FORTE, mas que ainda assim, consegue ser DOCE, TERNO e até BEM HUMORADO em muitos pontos!!!

    O final é inesquecível.

    ÓTIMA CRÍTICA!!!!

    ResponderExcluir