segunda-feira, 16 de maio de 2011

Smallville - Final de Serie

Sexta feira passada provavelmente foi exibido no canal americano CW, um dos eventos televisivos da década, ainda mais que o final estapafurdio de Lost ou aquele final tapa buraco do 24 horas (mas que ainda foi melhor que Lost). Smallville chegou ao fim, após 10 temporadas (que muitos consideraram enrolativas). Nada mais justo do que o que foi feito pelo canal CW, que dedicou toda a décima temporada ao encerramento da série e conclusão de todos os arcos de seus personagens. Esta ultima temporada teve participações de Darkseid, Zod, Kitana, Gavião Negro, Aquaman, Canario Negro, Perry White e a volta de Lionel Luthor. Neste ultimo episodio várias participações aconteceram; Lex Luthor, Jimmy Olsen, Jol-El, Jonathan Kent e Martha Kent. Bom, não posso contar muito, pois estragaria a surpresa para quem não gosta de spoilers, no entanto, posso adiantar algumas coisas, sem revelar muita coisa, neste episódio descobre-se como Lex Luthor realmente reaparece, como já havia sido divulgado por vários meios de comunicação anteriormente, o arco de Darkseid é fechado, Chloe reaparece, o arco dos Luthors, Lionel e Lutessa é fechado (de forma bem interessante achei), Oliver continua sendo o Arqueiro Verde (rss) e Lois e Clark, continuam como Lois e Clark. Basicamente, esse episódio foi uma jornada de auto-descoberta de Clark, o que ele deve ser e como ele deve ser, ele questiona todos os relacionamentos e pessoas de sua vida, passado e presente e principalmente, como deve ser sua jornada de agora em diante, já que como havia sido dito durante esta temporada inteira, ele seria a luz à guiar todas as pessoas para fora da escuridão, o grande salvador da Terra. E bom, o final, a ultima cena, foi sensacional,! Principalmente para os que assistiram as 10 temporadas do seriado. 
O protagonista da serie disse em uma entrevista na semana passada, antes do final ser exibido; “Eu realmente acho que as pessoas vão gostar muito do que fizemos. Quando eu penso sobre isso, fico animado. A última imagem….me deixou arrepiado”. Desejo sorte para o Tom Welling, ele é muito carismático e praticamente carregou o seriado sozinho durante todos esses anos, porém além de Smallville, ele só fez 2 trabalhos no cinema; Doze é Demais e A Névoa, o que é uma pena. Normalmente muitos seriados duradouros não possuem finais à altura de sua longevidade, veja os casos de Barrados no Baile, Melrose Place, Alias, Party of Five, Felicity, Friends, Lost e 24 Horas, além daqueles que nem um final decente a emissora teve coragem de dar e acabarm por ser canceladas no meio da temporada. Acho que dá para contar nos dedos de uma mão os finais que foram realmente bons, como foi Dawson's Creek, Mad about you, Stargate SG-1 e agora Smallville entrou para esse seleto grupo. A emissora queria encerrar essa última temporada com chave de ouro e desde Outubro passado anunciava para todo canto, Smallville - Temporada Final, justamente para angariar mais audiência para a essa que foi a série principal de sua grade por anos (nada mais justo). Aqui no Brasil, o Warner Channel deve exibir esse episódio duplo na metade de Junho. Bom, é isso, muito bom esse final, fiquei até emocionada quando assisti, afinal foram 10 anos acompanhando Clark Kent e sua jornada em Smallville. 



2 comentários:

  1. Bom, como conhecedor NATO da história de Superman e de algumas coisas de seu universo, eu deixei de acompanhar Smallville no meio da quarta temporada, quando definitivamente percebi que a série estava DESTRUINDO toda a cronologia da verdadeira história do Homem de Aço. E não podemos vim com defesa do tipo: "ah, mas são mídias diferentes!" quando Smallville desde o seu princípio, tinha como objetivo explorar a REAL ORIGEM do jovem Kal-El, como Clark Kent na terra. E como decidiu contar a origem do super, nada mais justo de que houvesse RESPEITO com a cronologia dos personagens e da coerência de algumas situações que envolvem eles. Clark e Luthor como "amiguinhos" na adolescência??? Impossível. Arqueiro verde conhecendo a identidade do Superman e já agindo como herói? Ridículo isso, afinal, se Superman foi o PRIMEIRO super herói do planeta terra, como o Oliver já atuava como Arqueiro Verde se vestindo igual ao Bruce Willis em "Unbreakable"??? E a pior de todas as alterações: Clark e Lois ANTES de Metrópolis??? Patético. Isso não só derruba toda a verdadeira história de amor entre o personagem principal e Lois em Metrópolis, como pra piorar, impede de Clark se apaixonar por uma mulher no momento que ele vai para a cidade grande... isso fazia parte de sua transformação de Clark para Super. Mas se já namoravam e se gostavam desde Smalville, então a importância do amor deles em Metrópolis é só uma continuação???? Isso me irritou demais.

    Mas falando do último episódio (ou dos últimos, já que foi um epi duplo, de mais de 1 hora!) algumas coisas se manteram dentro do PADRÃO SMALVILLE... cenas de ação rápidas e ligeiras intercaladas com todo aquele dramalhão quase mexicano que o seriado sempre GOSTOU de jogar pra cima da gente. Afinal, se falarem que a ceninha bonitinha da igreja é diferente de todas as novelas das seis horas da Globo, estará se enganando... e o que foi aquela conversa de Clark e Lois através da porta??? Não deu pra engolir. Assim como todos os momentos bobinhos de Chloe e Oliver - talvez, sozinhos eles funcionassem BEM MELHOR - e é uma pena que uma atriz tão boa como a que faz a Martha Kent tenha aparecido ainda bem menos que o sempre ótimo Johnathan. Aliás, esse virou quase uma espécie de Obi-Wan Kenobi já que aparecia como espectro para o Clark em vários momentos dando lições de moral, ética e superação. Nada contra, mas toda hora??? Aliás, por falar nessa comparação de Obi Wan com o Johnathan, parecia que os roteiristas de Smalville eram Fãboys de Star Wars, já que toda a trama desenvolvida e finalizada nesses últimos episódios foi recheada de REFERÊNCIAS à hexologia de George Lucas: o lado mau de Darkseid como ameaça a todos os seres humanos (alguém lembrou do Lado Negro da Força?), a Escuridão tendo como maior inimigo um Representante da Luz (Estamos falando do Imperador contra Luke? Não, é do Apocalypse de Darkseid contra o Clark mesmo, rs) e a cena em que mostram Lex Luthor (um bom personagem totalmente desperdiçado pelos roteiristas!) em cima de uma mesa com aparelhos respiratórios e ligado à tubos, foi impossível não remeter à ascenção de Darth Vader que ficou em posição completamente SEMELHANTE! Até o Oliver numa cena do cemitério brinca dizendo que Clark mais parecia um Luke Skywalker de capa!!!

    (...)

    ResponderExcluir
  2. Tirando essas comparações (inevitáveis), o final de Smallville nada acrescentou para o universo do Super Herói, mas contribui para engrandecer sua mitologia... já que, qual fã do personagem não imaginou explorarem um bom passado para o Super na televisão, depois daquele ridículo "Lois & Clark"? Uma pena que o CW com suas manias de agradar o público teen, tenha preferido transformar a série que sempre teve um bom potencial, numa Malhação com super poderes. Claro que temos uma "história" sobre o SUPERMAN (o maior de todos os super herois) sendo contada... mas é como se ela fosse contada por moleques de 18 anos mentirosos!

    Ainda assim, esses últimos episódios COMPROVARAM o carisma inegável de Tom Welling, que concordo com vc: SEGUROU O SERIADO O TEMPO TODO!!! Acho até que o rapaz merecia um ingresso para filmes de mais qualidade no cinema. E o ator que faz Johnathan, também sempre se mostrou muito bem interagido com seu personagem. Na minha opinião, foram os dois melhores atores desses últimos episódios! E das mulheres, destaco Erica Durance, que fez de sua INCONCEBÍVEL Lois, uma mulher ainda interessante e forte. Das sequências realmente empolgantes (e não, não destaco aquela cena ULTRA-EXAGERADA em que Tess sai da maca matando os enfermeiros como um Jack Bauer!!! rs), eu gostei da cena em que Clark relembra VÁRIOS MOMENTOS DO PASSADO pelos prismas dos cristais - algo meio clichê pra emocionar o público, mas ainda assim, foi bem intencionado! -, a sequência que o Super estabiliza o avião e olha para Lois através da janelinha e, claro, a sequência final que essa sim, valeu por todo os episódios: EMBALADO FINALMENTE PELO TEMA CLÁSSICO COMPOSTO POR JOHN WILLIAMS, VEMOS CLARK CORRER NO TERRAÇO ABRINDO SUA CAMISA!!!

    Seria uma cena final perfeita, se antes, o espectador não tivesse visto que Lois termina SABENDO que Clark É o Superman!!! Que diabos foi aquilo???????? A regra maior foi quebrada e vamos todos sorrir pq a cena ficou bonitinha??? É a mesma coisa que aceitar aquele final de Lost sem respostas só pq o Jack termina ao lado do cachorrinho num momento lacrimejante!!! Meu Deus, não façam mais isso!!! Essa é só a confirmação de que os roteiristas de Smalville nunca quiseram se importar TANTO com os quadrinhos... o que deixa de ser irônico presenciar uma homenagem à DC com uma revista do herói nas mãos de um menino.

    PS: Como assim o final de 24H foi "tapa-buraco"???? Não me provoque, héin... rsrsrs. Ao menos, ainda foi MIL VEZES melhor que o final de Lost que não respondeu NADA.

    PS2: A frase que Clark diz para Lois e que eu tanto gostei: "Quando confiamos em alguém, não é apenas por alguns minutos ou apenas por agora... é para sempre", poderia ter sido dita menos vezes, para ter se tornado algo ainda mais especial, na minha opinião!

    Bjs (ufa, esse comentário virou um post!)

    ResponderExcluir