terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Um Dia de Cão

Um dia de cão é um daqueles filmes clássicos que todos precisam assistir, principalmente se são fãs de Al Pacino, mas que assisti ha apenas algumas semanas. Na trama, Pacino vive um assaltante de bancos que vê seu plano de assaltar um banco e ir embora sem chamar a atenção, ir por agua abaixo depois que ele resolve queimar alguns documentos e a fumaça atrai os olhares de quem estava passando na rua, o que consequentemente leva a policia, depois a imprensa e logo em seguida, uma multidão curiosa ate o local. A partir deste ponto o filme começa a chamar mais atenção, pois é quando o protagonista e todos presos dentro do banco passam a se ajudar, pois o FBI quer invadir o local e usá-los como exemplo (afinal o filme é da decada de 70). O personagem de Al, Sonny, se torna querido das pessoas que estão na calçada assistindo aquilo tudo como se fosse um espetáculo, ele conta com a ajuda de apenas um parceiro, Sal, que a primeira vista é um tanto desenquilibrado, mas ao longo do filme vemos que não é bem assim. Este filme é mais uma prova do quanto Al Pacino já mostrava seu talento desde jovem (tudo bem, ele já tinha arrebentado em O Poderoso Chefão).Mas aqui mostra que seu talento ainda atrairia muitos aos cinemas no mundo inteiro e por mais de 3 decadas. Recentemente, ele ganhou o Globo de Ouro por sua performance no telefilme da HBO, You don't know Jack, onde ele interpreta um medico a favor da eutanasia. Mas voltando ao filme, Um Dia de Cão merece atenção, é um bom filme, com algumas coisas que muitos achariam bobas, ate porque, há quase 40 anos atrás o mundo era muito diferente. 


Um comentário:

  1. Eu gosto muito desse filme!!! E é verdade, há quase 40 anos atrás... as portas dos bancos pareciam até portinhas de lojas de shoppings, rs. Não havia identificador de metais, nem uma equipe policial forte o bastante para proteger um banco! Tudo bem que bancos de cidadezinhas pequenas são menos protegidos, mas esse aqui é o cúmulo... só tem um guarda e ainda é asmático!!! auhuaua

    Mas levando em consideração essa época menos violenta do que atualmente, o filme mostra porque Pacino é um MONSTRO na atuação... ainda jovem, faz com que fiquemos hipnotizados por um papel de um homossexual (ou assim fica subentendido) que assalta bancos, grita com os reféns, ameaça os policiais e ainda assim, faz com que TORCEMOS por ele!!!

    O filme foi baseado em fatos reais, sobre um assalto que chamou atenção dos EUA no anos 70.

    ResponderExcluir