terça-feira, 28 de dezembro de 2010

As Crônicas de Narnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada

As Cronicas de Narnia juntamente com a Trilogia da Herança são minhas literaturas favoritas, então sou suspeita para falar de qualquer uma dessas obras. Mas acho que mesmo sendo fã, sei avaliar o bom e o ruim. Apesar de muitas pessoas criticarem as adaptações de Narnia, acho que todos os 3 filmes foram bons. Essa coisa de ficarem comparando com O Senhor dos Anéis é completamente sem nexo. A obra de Tolkien é algo destino a adultos, é serio e Peter Jackson foi um mestre na adaptação, pois conseguiu tirar toda a lenga lenga dos livros e transformar os filmes em algo dinamico, só para se ter uma ideia, o primeiro livro, A Sociedade do Anel tem mais de 100 paginas ate Frodo deixar o condado com seus amigos, no filme, isso acontece em 20 minutos de projeção, imagina-se o tanto que ficou de fora. Em Narnia, tudo é diferente, os livros são pequenos e feito para todas as idades, focando mais no publico infantil, o que torna muito mais facil e fiéis as adaptações. Os filmes anteriores foram fiéis aos livros, em O Principe Caspian 2 mudanças bruscas foram feitas, uma foi a cena do ataque ao castelo de Miraz que acredito ter sido introduzida para tornar o longa mais dinamico e a segunda foi a escolha de Ben Barnes para o papel do principe, considerando que ele deveria ser louro, pequeno e ter em torno de 14 anos, enquanto que o ator tem cabelos escuros, é alto e tinha 26 anos quando fez o filme. Considerei essas mudanças até melhores, principalmente para quem fosse assistir ao filme sem ter lido o livro. Em O Peregrino, Lucia e Edmundo voltam a Narnia, dessa vez com seu primo Eustaquio para ajudar o Rei Caspian a achar os sete fidalgos enviados para as ilhas solitárias por seu tio Miraz enquanto era rei. Mais uma vez, alterações foram feitas para que o filme fosse mais dinâmico que o livro, que em minha opinião ficaram muito boas. A unica alteração que continuam fazem desde o segundo filme é a insistência em manter a feiticeira branca, mesmo depois de ter tido seu fim no primeiro, acho que querem se aproveitar do talento da Tilda Swinton, isso sim e ela deve ser fã da saga. Todos os filmes das Cronicas de Narnia valem a pena serem assistidos no cinema, pelos efeitos, pela ação e principalmente pela história, que considero uma das melhores que existem. Azar o daqueles que não sabem apreciá-la. 


Um comentário:

  1. Esse eu achei o mais razoável dos 3... continuo achando "O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupa" o melhor da trilogia!!!

    Acho que esse aqui ficou, pra mim, um pouco entediante por ser passado todo num navio e só no final paece que realmente temos um combate interessante. Fora que o personagem Eustáquio é bem chatinho, só melhorando depois que acontece algo uma certa transformação nele... fora isso, achei o filme bem legalzinho, mas não me despertou tanta emoção como os outros dois, principalmente o primeiro, no qual gosto de montão!!!

    ResponderExcluir