terça-feira, 30 de novembro de 2010

Demônio



M. Night Shyamalan, ficou conhecido pelo grande público, após realizar um simples filme chamado O Sexto Sentido, que contava a história de um menino que via fantasmas e então começaria seu tratamento com um psicólogo, o filme se tornou um sucesso e alçou o diretor indiano ao estrelato. Porém após esse seu grande feito, muitos dizem que sua carreira decresceu, em seguida fez Corpo Fechado, novamente com Bruce Willis, com quem já havia trabalho em seu longa anterior. Depois fez Sinais (eu considero seu melhor filme, já assisti milhares de vezes), um filme sobre alienígenas e laços familiares, que muitos não compreendem, mas tudo bem. Logo após veio A Vila, onde contava a história de pessoas que viviam em uma vila e não transpassavam os limites da floresta, pois conta uma lenda que há monstros no lugar, aí foi quando a popularidade de Shyamallan começou a cair consideravelmente. Em seguida, realizou A Dama da Agua, que era baseado em um conto que ele lia para o filho dormir, nem preciso dizer que foi um fracasso total. Retornando então ao genero favorito, o suspense, ele filmou Fim dos Tempos, outro filme que considero incompreendido, mas que também foi um tremendo fracasso. A gota d'agua veio com a adaptação do desenho Avatar, que recebeu o nome de O Ultimo Mestre do Ar, que chegou a ser boicotado pelos fãs do desenho. Toda essa mini filmografia, para falar dessse filme em que ele não dirige, somente produz o seu próprio roteiro, deixando a direção nas mãos dos irmãos John Erick e Drew Dowdle. O filme conta a história de 5 pessoas que ficam presas em um elevador de um prédio comercial em New York e as pessoas do lado de fora que tentam descobrir porque acontecimentos bizarros estão acontecendo dentro daquele minúsculo espaço e também tentam ajudá-los a sair dali, sendo que o mais importante, uma dessas pessoas é um demonio. Um filme bem simples, que tem a maior parte de seu tempo passado dentro do prédio e com um elenco desconhecido, mas que te prende desde o inicio. Vale a pena ir ao cinema assistir e levar sustos. Existem pessoas que não se interessam por este tipo de tema, mas eu que fã assumida de Supernatural desde a primeira temporada, gostei muito. Shyamallan poderia continuar fazendo suspense, que é sua especialidade. Parece que o brilho do diretor não se apagou totalmente, pelo menos não como roteirista e produtor, rs.

Um comentário:

  1. Gostei demais desse seu post... foi um dos mais bem escritos e envolventes, pelo menos pra mim! rs.

    Eu continuo achando O Sexto Sentido sua obra-prima, mas admito que ele foi se perdendo em filmes que não tem nada a ver com ele, como o pavoroso A Dama na Água e o fracote O Ultimo Mestre do Ar, que ele alterou quase tudo da história original, dizem os fãs.

    Acho que realmente a praia do Shy é o SUSPENSE... seus melhores trabahos estão dentro desse gênero e "Demômio" comprova que, mesmo ele não dirigindo, o cara sabe prender a atenção do espectador mesmo com um enredo simples e um roteiro tão rápido.

    Eu torço pra ele dar a volta por cima, coitado. Eu ainda gosto dele!

    ResponderExcluir